Acessibilidade

Com o objetivo de aumentar a eficiência em acessibilidade dos sites ms.gov.br e atender ao eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), é essencial realizar a descrição adequada de todas as imagens e banners. Essas descrições permitem que sejam lidas por leitores de tela, como o Screen Reader, para proporcionar uma melhor experiência aos usuários com deficiência visual. Portanto, é fundamental inserir as imagens de acordo com o exemplo abaixo:

Screen Reader


É uma extensão de navegador que converte um texto em um discurso sintetizado, permitindo ao usuário ouvir em vez de visualizar o conteúdo da Internet. Em termos mais formais, o conteúdo mostrado na tela é enviado para uma saída independente da presença de um monitor de vídeo.

Após a instalação, vá em Extensões (localizado na parte superior a direita do seu navegador Chrome), clique no ícone Gerenciar extensões e ative ou desative a extensão.

imagem do menu extensões no navegador chrome.
imagem de ativação e desativação do plugin screen reader em extensões, do navegador chrome.
Inserindo a descrição pela Biblioteca de Mídia

  1. No Painel WordPress, clique em Mídia:
  1. Faça upload da imagem ou foto do seu computador em Adicionar Nova e a seguir clique nela, ou clique em qualquer imagem ou foto já existente na Biblioteca de Mídia.
  2. No campo Texto alternativo insira a descrição da imagem:
  1. A seguir feche a janela clicando em “x” para finalizar.
Inserindo a descrição pelo editor de blocos

  1. Seja no post, página ou widgets (página inicial), clique no ícone + e selecione o bloco Imagem.
  2. Selecione a imagem/foto ou faça upload do seu computador em Enviar arquivos e depois em Selecionar.
  3. Clique na imagem e na caixa Configurações do lado direito da tela, insira a descrição em Texto alt (texto alternativo).
  4. A seguir clique em Inserir.
  1. Para finalizar clique em Publicar/Atualizar.

Atenção: em Adicionar novo Post, ao Definir a imagem destacada insira também no campo Texto alternativo a descrição da imagem ou foto.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.